Plano MDA/INCRA para Erradicação do Trabalho Escravo
Lista Suja do Trabalho Escravo ( Link para MTE )
O Ministério do Trabalho divulgou no dia 26 de julho de 2004, oficialmente, a lista elaborada pela equipe da auditora Ruth Villela, Secretária de Inspeção do Trabalho e responsável pelas missões das equipes móveis que libertaram mais de 2.000 pessoas no último ano.
Esta é a segunda lista divulgada pelo ministério e está dividida por estado onde localizam-se as empresas, nome do empregador, CPF ou CGC, nome da empresa e quantidade de trabalhadores em situação análogas à escravidão, em condições precárias de higiene, sem alimentação adequada, sem pagamento e com documentos retidos.
Os responsáveis não terão acesso a recursos financeiros de instituições estatais, perderão os direitos a benefícios fiscais, além de outros subsídios.
Logomarcas
Para facilitar o acesso de nossos parceiros a logomarca da Campanha Nacional de Combate ao Trabalho Escravo e a logomarca da OIT, as imagens estão disponíveis para download - Arquivo marcas.cdr (Corel Draw 10)
Guia deTrabalho Escravo Para Jornalistas
Trabalho feito pela ONG Repórter Brasil em parceria com a OIT, lançado durante o Seminário "A Nova Escravidão no Brasza
il"..
Campanha Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo
Coordenada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Secretaria Especial de Direitos Humanos, em parceria com a Agência LOWE, a campanha foi lançada no dia 22 de setembro de 2003, em um evento na Câmara dos Deputados. A campanha tem como objetivo alertar a sociedade brasileira e mobilizar os formadores de opinião.
CONATRAE
Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, vinculada à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, foi criada para acompanhar o cumprimento das ações do Plano Nacional, a tramitação de projetos de lei no Congresso Nacional, avaliar os projetos de cooperação técnica com organismos internacionais e propor estudos e pesquisas sobre o trabalho escravo no país.
Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo
O presente documento foi elaborado pela Comissão Especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), constituída pela Resolução 05/2002 do CDDPH e que reúne entidades e autoridades nacionais ligadas ao tema.
Projetos de lei
Documento da Oficina de Trabalho para Aperfeiçoamento Legislativo
GERTRAF
O Grupo Executivo para Erradicação do Trabalho Forçado - GERTRAF tem por finalidade coordenar programas e ações de diferentes órgãos governamentais que intervêm na questão do trabalho forçado e formular novas propostas legislativas. Extinto pelo Decreto que cria a Conatrae, 31de julho de 2003.
Subcomissão
A Comissão Especial, criada pela Resolução nº 05/2002 no âmbito do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Ministério da Justiça, foi instituída para conhecer e acompanhar denúncias de violência no campo, exploração do trabalho forçado e escravo e exploração do trabalho infantil.
fonte: OIT
Espaço compartilhado com o propósito de auxiliar colegas estudantes, advogados ou mais especialistas que laborem amparados pelo Direito. Artigos, jurisprudência e julgados.
VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.
TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!
Arquivo do blog
-
▼
2008
(160)
-
▼
junho
(12)
-
▼
jun. 09
(7)
- Iniciativas nacionais para Erradicação do Trabalho...
- Perguntas e Respostas: TRABALHO FORÇADO
- CONVENÇÃO 29 - SOBRE O TRABALHO FORÇADO OU OBRIGAT...
- CONVENÇÃO 29 OIT - RELATIVA A ABOLIÇÃO DO TRABALHO...
- Plano Nacional Para a Erradicação do Trabalho Escravo
- PORTARIA Nº 540, DE 15 DE OUTUBRO DE 2004
- Portaria do MTE cria cadastro de empresas e pessoa...
-
▼
jun. 09
(7)
-
▼
junho
(12)
Nenhum comentário:
Postar um comentário